Para construir uma identidade que transmita seriedade, conhecimento e resgate os valores da medicina foi preciso voltar no tempo e buscar elementos que nos ajude a compreender e construir um conceito baseado no conhecimento da humanidade ao longo do tempo. Hipócrates é considerado o pai da medicina e é referido como uma das grandes figuras do florescimento intelectual da Grécia, e é para lá que fomos em busca de significados e conceitos.
Características da marca
O arquétipo escolhido para a marca é uma mistura de 2 arquétipos poderosos: o Sábio e o Governante. A estratégia do Sábio é buscar informação e conhecimento, auto reflexão e compreensão dos processos de pensamento. A estratégia do Governante é exercer o poder. Uma mistura que resulta em um arquétipo que demonstra conhecimento com autoridade para aplicá-lo.
A árvore de Hipócrates
A árvore é um dos símbolos mais ricos e difundidos. É o símbolo da vida em perpétua ascensão para o céu, motivo pelo qual está comumente relacionada a evolução. A árvore também reúne todos os elementos: a água circula com sua seiva, a terra integra-se a seu corpo através de raízes, o ar lhe nutre as folhas e dela brota o fogo quando se esfregam seus galhos um contra o outro.Foi a sombra de uma árvore que Hipócrates ensinava medicina a seus alunos. A Platanus Orientalis - nome científico da espécie - se tornou um símbolo da medicina e do conhecimento humano.
Os antigos alfabetos Gregos
O sistema de escrita foi fundamental para a evolução da humanidade. O alfabeto grego, que forma a base para todos os alfabetos europeus, deriva do alfabeto fenício. Para escrever, os gregos usavam um estilete de marfim ou metal para gravar em tabletes de cera, formando traços característicos.
As cores
O acorde cromático escolhido é fresco, aconchegante, agradável e equilibrado. Na psicologia das cores verde está entre o azul e o vermelho, sendo assim, não é uma cor nem quente, nem fria. Representa a medicina, a natureza, a vida e a saúde. Pra acompanhar, um tom de amarelo claro e suave, trazendo contraste e complementação.
O símbolo
O maior desafio do projeto foi criar um símbolo que sintetizasse medicina, natureza e que tivesse valor histórico ao mesmo tempo que contasse uma história. O resultado é um pictograma que representa a Árvore de Hipócrates de forma minimalista, bem como as folhas de plantas usadas em tratamentos. Direcionadas para cima, suas formas também sugerem crescimento. O formato foi inspirado em caracteres gregos primitivos, carregando ainda mais significado em sua construção.
"Excelente profissional. Consegue captar exatamente o que queremos, muito sensível. Foi tudo entregue perfeito e extremamente rápido!" 

Marianna Pires

Outros projetos

Voltar para o topo